Pessoas que praticam exercícios físicos com frequência se mantêm mais dispostas para realizar suas tarefas diárias. Inclusive para desempenhar sua atividade profissional com mais qualidade. No entanto, durante a gravidez, muitas mulheres acabam diminuindo os níveis de exercícios físicos. Como resultado, elas sofrem uma queda de aptidão física geral. Assim, parte daí a importância de também fazer atividades no período da gestação.
Para mulheres sedentárias, o ideal é acumular pelo menos 30 minutos de exercícios moderados todos os dias. Isso é o que diz o Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia (ACOG). A mesma recomendação é dada pelo Centro de Controle de Doenças e Colégio Americano de Medicina Esportiva (CDC/ACMS). Já mulheres mais ativas, que frequentavam a academia antes de engravidar, podem continuar o seu programa com algumas adaptações. Em ambos os casos é importante consultar e seguir as orientações médicas.
NA I9 ACADEMIA VOCÊ ENCONTRA APOIO À GRAVIDEZ
Conforme a instrutora de musculação e personal trainer Janaína Lenhart, no período da gravidez é muito importante que as atividades sejam direcionadas. Independentemente se a futura mamãe é sedentária ou ativa. Especialista em atividade física para gestantes e pós-graduanda em Prescrição de Exercício para Populações Especiais, Janaína comanda o serviço de Apoio à gravidez da i9 Academia. “Devido às mudanças endócrinas, cardiovasculares e posturais ocorridas durante o período gestacional, existe a necessidade de alterar os programas de exercícios”, explica Janaína. Por isso, ela reforça que o acompanhamento de profissionais de Educação Física capacitados e que entendam essas alterações é primordial. “Durante a gravidez, a individualidade da mulher deve ser respeitada para não colocar em risco nem a gestante nem o bebê”, destaca.
Assim, pensando em uma gravidez saudável, Janaína comenta que é possível organizar o exercício nas seguintes fases:
Pré-gravidez (para quem deseja engravidar): preparar o corpo fisicamente para a gravidez. Melhorar o condicionamento físico e postura. Nessa fase o programa de exercícios pode ser direcionado também para mulheres que estão acima do peso e desejam emagrecer para a maternidade.
Gestantes: trabalha-se com as necessidades do período gestacional focando nas alterações e desconfortos que podem ocorrer. Respeita-se a preferência de exercícios, mas também as atividades que o médico permita.
Pós-parto: ajudar no retorno saudável do peso e do corpo (e da barriga). Deve-se respeitar o retorno gradual e saudável do peso, controlando intensidade para não comprometer o aleitamento materno.
Foto: iStock/dolgachov
Quer saber mais? Entre em contato com a i9.
Comments